Mulher tenta ultrapassar bloqueio e é detida por manifestantes no extremo sul
Os indígenas reagiram, interceptaram o veículo na BR-498 e retiraram a condutora de dentro do veículo

Foto: Reprodução/PRF
Um grupo de aproximadamente 30 indígenas realizou uma manifestação com interdição total da BR-101, no km 793, nas proximidades do trevo de Itamaraju, próximo à entrada do Parque Nacional do Monte Pascoal. Durante o ato, uma condutora de um caminhão tentou aproveitar uma brecha no bloqueio feito pelos manifestantes para ultrapassar a via.
A atitude foi mal vista pelos manifestantes, que alegaram risco à segurança das pessoas presentes no local, incluindo crianças e mulheres.
Os indígenas reagiram, interceptaram o veículo na BR-498 e retiraram a condutora de dentro do veículo. O caminhão foi danificado e, segundo relatos, o veículo foi incendiado.
A mulher ficou sob os cuidados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) visivelmente abalada, mas sem ferimentos aparentes. Ela acusa os indígenas por agressões físicas leves e ameaças. Ela foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Itamaraju para registro da ocorrência e optou por não receber atendimento médico.
As manifestações permanecem nesta terça-feira (8), com o bloqueio na via, o grupo carrega faixas com mensagens que alegam perseguição a lideranças da comunidade indígena local. Eles reivindicam justiça e pedem a interdição das autoridades competentes. A PRF atua com o monitoramento da ação e orienta os condutores com base no diálogo com os líderes do movimento.