Coronavírus

Mulheres devem esperar 4 semanas após vacina contra covid para fazer mamografia de rotina, diz SBM

A recomendação é um alerta para possíveis confusões entre uma reação comum ao imunizante e sintomas de câncer de mama

Por Da Redação
Ás

Mulheres devem esperar 4 semanas após vacina contra covid para fazer mamografia de rotina, diz SBM

Foto: Reprodução

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), mulheres que fazem mamografia de rotina devem realizar o exame antes de tomar a vacina contra a covid-19 ou quatro semanas após a segunda dose. A recomendação é um alerta para possíveis confusões entre uma reação comum ao imunizante e sintomas de câncer de mama.

Segundo o presidente da SBM, Vilmar Marques, explica que a vacina é a inoculação de uma partícula que gera um processo inflamatório, podendo causar reação local e regional. A reação local é percebida horas após a vacinação, quando o braço fica vermelho, duro e inchado.

Já a reação regional está ligada à inflamação dos linfonodos. Se a vacina é aplicada no braço, isso pode se refletir na axila ou na região cervical, surgindo “caroços” nessas regiões.

De acordo com a SBM, a linfonodopatia axilar foi relatada por 11,6% das pessoas que receberam a vacina contra a covid-19 da Moderna, imunizante não usado na campanha de vacinação no Brasil, mas que tem sido aplicado em maior quantidade nos Estados Unidos. Outras vacinas que provocam uma resposta imune forte como a do sarampo e a da influenza podem gerar a mesma reação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.