• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Mulheres em situação de vulnerabilidade em Salvador terão acesso gratuito a mamografia
Saúde

Mulheres em situação de vulnerabilidade em Salvador terão acesso gratuito a mamografia

Iniciativa de laboratório e ONG vai beneficiar pacientes inscritas no CadÚnico

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Mulheres em situação de vulnerabilidade em Salvador terão acesso gratuito a mamografia

Foto: Divulgação

Mulheres que residem em Salvador e estão em situação de vulnerabilidade poderão realizar exames de mamografia, de forma gratuita, por meio de uma iniciativa da Dasa, laboratório Image, em parceria com a ONG Américas Amigas, que oferecem o atendimento mediante agendamento prévio. 

O objetivo das instituições é promover a causa da saúde feminina além do Outubro Rosa, conhecido como mês da conscientização sobre a saúde feminina. O cadastramento já está disponível e permanecerá até o preenchimento das vagas.  

Para participar da ação, as mulheres devem preencher alguns critérios, como: ter idade acima de 40 anos, ou histórico de câncer de mama em parente de primeiro grau (mãe/pai/irmã/irmão/filha/filho) com diagnóstico da doença antes dos 50 anos, câncer de mama bilateral ou câncer de ovário em qualquer idade. Além disso, a paciente não pode ter prótese mamária estética.

A preferência no atendimento será de mulheres inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), ou seja, quem são beneficiárias de algum auxílio dos governos federal, estadual ou municipal.  

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões. Para cada ano do triênio 2023-2025, foram estimados 73.610 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 41,89 casos por 100 mil mulheres. Ainda segundo estimativas do INCA, neste mesmo triênio são esperados 15.690 novos casos de câncer de mama no Nordeste, 4.230, na Bahia e 1.340 em Salvador.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário