Mundo

Mundo bate recorde de calor pelo nono mês consecutivo

Cientistas do Copernicus alertam para uma "era de fervura global" diante dos novos extremos de temperatura

Por Da Redação
Ás

Mundo bate recorde de calor pelo nono mês consecutivo

Foto: Reprodução

Fevereiro de 2024 marcou o nono mês consecutivo de recordes de calor na Terra, conforme anunciado pelo observatório europeu Copernicus nesta quinta-feira (7). Essa constatação, que considera tanto a temperatura média do ar quanto do oceano, reforça a urgência da crise climática global, como destacou o secretário-geral da ONU, António Guterres. 

De acordo com Carlo Buontempo, diretor do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S), desde junho de 2023, cada mês tem sido mais quente que o anterior, evidenciando uma "era de fervura global". O mês de fevereiro de 2024 registrou uma temperatura média do ar de 13,54°C, superando os registros anteriores e intensificando o quadro de emergência climática.

Os recordes de calor não se limitam à atmosfera; os oceanos também estão sofrendo os efeitos do aquecimento global. Em fevereiro, a temperatura média da superfície do mar global atingiu 21,06°C, superando qualquer mês anterior no conjunto de dados do Copernicus.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário