• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Mundo está ficando cada vez menos seguro, afirma secretário-geral da ONU
Mundo

Mundo está ficando cada vez menos seguro, afirma secretário-geral da ONU

António Guterres também alertou sobre a atual incapacidade do Conselho de Segurança de atuar nos principais conflitos em curso

Por Da Redação
Ás

Mundo está ficando cada vez menos seguro, afirma secretário-geral da ONU

Foto: Mark Garten/ONU

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou, nesta segunda-feira (26), que o mundo “está ficando menos seguro a cada dia” e alertou sobre a atual incapacidade do Conselho de Segurança da ONU de atuar nos principais conflitos em curso. A declaração foi dada durante a abertura da sessão de alto nível do Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, na Suíça.

Em seu discurso, Guterres também falou sobre a guerra entre Israel e a Palestina. Ele declarou que qualquer extensão adicional da operação terrestre de Israel no sul de Gaza "não seria apenas aterrorizante para mais de 1 milhão de civis palestinos que se abrigam lá; colocaria o último prego no caixão nos programas de ajuda". 

O chefe da ONU  fez um apelo à comunidade internacional para que cumpra sua "responsabilidade principal" de promover e proteger os direitos humanos em todos os lugares e para todos.

Guterres também criticou como o "Estado de direito e as regras de guerra" estavam sendo minados da Ucrânia ao Sudão, de Mianmar à República Democrática do Congo e além.

Como forma de responder a essas emergências, e em um apelo por soluções a longo prazo para esses conflitos e outras ameaças aos direitos humanos, Guterres enfatizou que a Cúpula do Futuro, em setembro, seria a oportunidade ideal para que os Estados-membros "se empenhem e se comprometam a trabalhar pela paz e pela segurança com base nos direitos humanos". 

Segundo o secretário-geral da ONU, as Nações Unidas devem agir como um todo para prevenir violações de direitos humanos e para identificar e responder a elas quando ocorrerem.  Ele destacou que “esse é o Compromisso de Proteção de todos os órgãos das Nações Unidas: fazer o máximo para proteger as pessoas.”
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário