• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Mundo levará 300 anos para alcançar equidade de gênero se seguir ritmo atual, alerta ONU
Mundo

Mundo levará 300 anos para alcançar equidade de gênero se seguir ritmo atual, alerta ONU

Os retrocessos nos direitos reprodutivos e sexuais das mulheres em todo o mundo também foram pontuados durante evento

Por Da Redação
Ás

Mundo levará 300 anos para alcançar equidade de gênero se seguir ritmo atual, alerta ONU

Foto: Mark Garten/ONU

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou nessa segunda-feira (6), dois dias antes do Dia Internacional da Mulher, que, no ritmo atual, o mundo levará 300 anos para alcançar a equidade de gênero entre homens e mulheres.

O alerta surgiu após a situação no Afeganistão, país onde os direitos femininos são constantemente violados, ser lembrada. Também foi pontuado os retrocessos nos direitos reprodutivos e sexuais das mulheres em todo o mundo, além de tentativas de sequestro sofrida em alguns países por essa parcela da sociedade.  

"Os avanços conquistados em décadas estão se evaporando diante de nossos olhos", alertou o secretário-geral da entidade na abertura de uma reunião da Comissão da Condição Feminina da ONU, voltada para lacuna na tecnologia. Se mantido o ritmo atual, a ONU Mulheres estima que leve 300 anos para alcançar a igualdade entre homens e mulheres.

Ao falar sobre a temática do encontro, Guterres afirmou que promover as contribuições femininas para a ciência, tecnologia e inovação "não é um ato de caridade ou um favor para as mulheres". O secretário destacou que desde o acesso a serviços médicos online, bancos e recursos financeiros, plataformas digitais seguras ou tecnologia, são benefícios para todos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário