Mundo registrou janeiro mais quente avaliado pela metereologia
Altas temperaturas têm batido recordes em meses consecutivos
Foto: Reprodução/Pexels
2024 começou com recorde considerado alarmante. Janeiro foi o mais quente já registrado pela metereologia. Já é o oitavo mês consecutivo de temperaturas recordes para esta época do ano.
Os dados internacionais levantados recentemente, usados pela Organização Metereológica Mundial (OMM) indicam ainda que as temperaturas da superfície do mar tem registrado recordes por dez meses consecutivos.
Acordo de Paris
A temperatura média mensal do ar na superfície foi 1,66ºC mais quente do que uma estimativa da média de janeiro de 1850-1900, período de referência pré-industrial designado.
O dado não significa que o mundo tenha ultrapassado a meta de nível mais baixo de 1,5º C acima da era pré-industrial mencionada no Acordo de Paris sobre mudança climática. O tratado se refere ao aquecimento de longo prazo, ao longo de muitos anos e não em relação à superação mensal ou anual.
O último mês registrou 0,7ºC acima da média de 1991-2020 para janeiro e 0,12ºC acima da temperatura do janeiro mais quente anterior, em 2020, segundo Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus.