"Municípios e Estados que carregam o piano sozinhos", diz Rui Costa sobre a pandemia da Covid-19
O relato aconteceu durante um programa de rádio no interior da Bahia
Foto: Agencia Brasil
O governador Rui Costa realizou uma entrevista nesta quarta-feira (12) e falou sobre o cenário atual que o país vive decorrente das medidas restritivas causada pelo coronavírus. "Sobre a pandemia, infelizmente, o Brasil escolheu o pior caminho para tratar a doença", afirmou ele na rádio 98 FM de Campo Formoso, município da Bahia.
Durante a conversa, o dirigente falou a forma como o Brasil tratou a doença em comparação aos outros países que foram mais eficazes. "A pandemia começou na Ásia, depois foi para Europa e depois chegou aqui na América. Se a gente fizer um balanço nesses 160 dias de pandemia, os países que tiveram a medida mais assertiva foram os asiáticos ou até mesmo a Alemanha, na Europa. Se comparado com eles, podemos notar a diferença. Na Alemanha eles trataram o vírus como grande adversário e inimigo da saúde pública, eles não brincaram com o vírus, não o minimizaram e tão pouco chamaram-o de 'gripezinha' qualquer. Eles adotaram as medidas fortes, desde início.", disse Rui.
O Brasil, registra 2.243.124 casos de pessoas infectadas. Diariamente, o Governo Federal lança medidas para diminuir os efeitos do novo coronavírus na vida dos brasileiros.
Entre eles: Hospital Campanha, para o tratamento da doença, regulamentação correto descarte de medicamentos, auxílio emergencial e dentre alguns protocolos disponibilizados no site da Casa Civil.
Essa ideia foi contestada por Rui, durante conversa, que ratificou que o governo federal tem " minimizado o vírus" e que "deixou de adotar as medidas". "Os municípios e os estados que tiveram que carregar o 'piano' sozinhos, e com muito esforço, a Bahia, hoje, em termos de contaminados, por 100 mil habitantes, nós somos os melhores, se comparados com os demais do país", completou.
A Bahia registra 60.439 psssoas já recuperadas da Covid-19. Nas últimas 24 horas,foram 1.471 curados. Ao total, o estado tem 70.047 casos suspeitos e 2.014 mortes.