Municípios pelo país amanhecem com céu encoberto por fumaça
Queimadas e tempo seco explicam as nuvens de poeira e fuligem que dificultam a respiração em várias partes do país
Foto: Reprodução/TV Globo
Após incêndios de grandes escalas em localidades do estado de São Paulo ao longo de quinta-feira (22) e sexta-feira (23). Cidades como Brasília, Goiânia, Ribeirão Preto–SP e Uberlândia–MG amanheceram encobertas por fumaça neste domingo (25). A fumaça vem de queimadas nos arredores. Há dias, um fluxo de ventos também tem transportado fuligem de incêndios florestais que acontecem em regiões mais distantes, como na Amazônia e no Pantanal.
O tempo seco tem dificultado a dispersão da fumaça e aumentado o risco de queimadas em várias partes do país. No estado de Goiânia, a visibilidade era tão baixa que voos foram cancelados pela manhã. Em Ribeirão Preto, que vive momento crítico devido às queimadas, o aeroporto segue fechado desde sábado (24).
O ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou neste domingo (25) que o governo enviará aviões das Forças Armadas para ajudar no combate aos incêndios em São Paulo.
O estado de São Paulo tem 36 cidades em alerta máximo para queimadas. Segundo o governo estadual, 14 seguem com focos ativos de incêndio.
São quatro aviões do Exército e da Aeronáutica. As aeronaves deverão focar em combate ao fogo e monitoramento das áreas atingidas para possíveis novos focos, disse o ministro.