Museu de Arte Contemporânea da Bahia é inaugurado
O museu será instalado no Palacete do Comendador Bernardo Martins Catharino
Foto: Feijão Almeida/GOVBA
O Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC Bahia) foi inaugurado na nesta sexta-feira (29), no Palacete do Comendador Bernardo Martins Catharino, local que anteriormente era sede da Secretaria Estadual da Educação.
A criação do museu vai suprir uma lacuna e atender uma antiga expectativa dos artistas do estado, com uma organização mais clara em relação aos acervos sob a salvaguarda do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), responsável pela gestão dos principais museus baianos de arte.
A edificação, tombada pelo Ipac desde 1986, passou por inúmeras intervenções para se tornar um museu, e, agora, foi mais uma vez readequado para receber obras e projetos de arte contemporânea. Dentre as adaptações necessárias, se destacam a criação de novos espaços expositivos e educativos voltados para linguagens contemporâneas, como a arte urbana, a arte digital, a videoarte, a performance e produção maker.
Para marcar a entrega do novo Museu de Arte Contemporânea da Bahia, será realizado o evento MAC_Bahia – 60 horas, com uma programação artística diversificada e ininterrupta, que iniciou às 10h da sexta-feira, 29/09, e terminará apenas às 22h do domingo, 01/10. Essa programação contará com a abertura das exposições Acervo inicial MAC Bahia , Agô – Ayrson Heráclito e Muro; performances de break-dance, slam de poesia e música; bate-papos e oficinas; projeções de vídeo mapping e cinema a céu aberto; arte digital com dj, vj e live code; pista de skate; yoga, entre outras atrações.