Cultura

Museus baianos têm programação voltada ao Novembro Negro

Confira as atividades em celebração ao Dia da Consciência Negra

Por Da Redação
Ás

Museus baianos têm programação voltada ao Novembro Negro

Foto: Divulgação

No Dia da Consciência Negra, celebrado neste sábado (20), será aberta a 13ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares no bairro do Pelourinho, em Salvador. Com concentração às 7h, na sede da Unegro, a ação visa homenagear o ícone da luta contra a escravidão. A capital baiana recebe também outras atividades e atrações do Novembro Negro.

O Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia), por exemplo, sedia conversa sobre ‘Quilombo do Cabula/Beiru’, às 15h. Já na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, Mateus Aleluia vai apresentar a palestra musical ‘O Canto dos Recuados’, a partir das 20h. Para entrar no Complexo do TCA é necessária a apresentação do cartão de vacinação contra Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O evento também será transmitido pelos canais do Youtube da Senzala Cultural e TV UFRB.

Os demais museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura da Bahia (Ipac) também estão oferecendo diversas ações em homenagem ao Novembro Negro. A campanha é importante para as lutas e mobilizações pela afirmação do povo negro, combate ao racismo, à intolerância religiosa e a garantia dos direitos. Dentre as atividades, todas gratuitas, com exceção do Cinema do MAM, estão recital de piano, oficinas, palestras, exposições, conserto e debates.

Em Lençóis, na Chapada Diamantina, a Fundação Pedro Calmon (FPC) apresenta mais uma edição do projeto O Violão e a Palavra, com Lazzo Matumbi. A programação contempla lançamentos de livros, palestras e oficinas, no Centro Cultural da cidade neste sábado (20).

Programação

Sala do Coro do Teatro Castro Alves
20.11, às 20h – ‘O Canto dos Recuados’ com Mateus Aleluia.

Museu de Arte da Bahia
20.11, às 14:30 – MAB Literário: Encontro das autoras Lilian Almeida e Helena Nascimento com o poeta Elenilson, do coletivo Sur’art, para apresentar suas obras e debater a importância desta data.
20.11, às 17h30 – Recital de Piano a 4 mãos com os músicos Tamara Pitágoras e Luis Carlos Sanches.
24.11, às 18h – MAB Lírico: Concerto com algumas peças de autores negros e cantos de orixás.
24.11 – Exposição virtual no Instagram do MAB (@museudeartedabahia) com fotos de Voltaire Fraga retratando as baianas de acarajé.

Palacete das Artes
Até 30.01 – Exposição do 8º Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger.

Museu de Arte Moderna da Bahia
Até 30.11, 13h às 17h – Exposição ‘O Museu de Dona Lina’.
Até 30.11, 13h às 17h – Visitação pública ao ‘Programa de Residências Artísticas do MAM: Ateliê Pinacoteca do Beiru’.
Até 21.11 – ‘Oficinas de Arte Pinacoteca do Beiru no MAM’. 2 turmas: das 15h às 16h e das 16h às 17h por ordem de chegada.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário