Museus baianos têm programação voltada ao Novembro Negro
Confira as atividades em celebração ao Dia da Consciência Negra
Foto: Divulgação
No Dia da Consciência Negra, celebrado neste sábado (20), será aberta a 13ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares no bairro do Pelourinho, em Salvador. Com concentração às 7h, na sede da Unegro, a ação visa homenagear o ícone da luta contra a escravidão. A capital baiana recebe também outras atividades e atrações do Novembro Negro.
O Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia), por exemplo, sedia conversa sobre ‘Quilombo do Cabula/Beiru’, às 15h. Já na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, Mateus Aleluia vai apresentar a palestra musical ‘O Canto dos Recuados’, a partir das 20h. Para entrar no Complexo do TCA é necessária a apresentação do cartão de vacinação contra Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O evento também será transmitido pelos canais do Youtube da Senzala Cultural e TV UFRB.
Os demais museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura da Bahia (Ipac) também estão oferecendo diversas ações em homenagem ao Novembro Negro. A campanha é importante para as lutas e mobilizações pela afirmação do povo negro, combate ao racismo, à intolerância religiosa e a garantia dos direitos. Dentre as atividades, todas gratuitas, com exceção do Cinema do MAM, estão recital de piano, oficinas, palestras, exposições, conserto e debates.
Em Lençóis, na Chapada Diamantina, a Fundação Pedro Calmon (FPC) apresenta mais uma edição do projeto O Violão e a Palavra, com Lazzo Matumbi. A programação contempla lançamentos de livros, palestras e oficinas, no Centro Cultural da cidade neste sábado (20).
Programação
Sala do Coro do Teatro Castro Alves
20.11, às 20h – ‘O Canto dos Recuados’ com Mateus Aleluia.
Museu de Arte da Bahia
20.11, às 14:30 – MAB Literário: Encontro das autoras Lilian Almeida e Helena Nascimento com o poeta Elenilson, do coletivo Sur’art, para apresentar suas obras e debater a importância desta data.
20.11, às 17h30 – Recital de Piano a 4 mãos com os músicos Tamara Pitágoras e Luis Carlos Sanches.
24.11, às 18h – MAB Lírico: Concerto com algumas peças de autores negros e cantos de orixás.
24.11 – Exposição virtual no Instagram do MAB (@museudeartedabahia) com fotos de Voltaire Fraga retratando as baianas de acarajé.
Palacete das Artes
Até 30.01 – Exposição do 8º Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger.
Museu de Arte Moderna da Bahia
Até 30.11, 13h às 17h – Exposição ‘O Museu de Dona Lina’.
Até 30.11, 13h às 17h – Visitação pública ao ‘Programa de Residências Artísticas do MAM: Ateliê Pinacoteca do Beiru’.
Até 21.11 – ‘Oficinas de Arte Pinacoteca do Beiru no MAM’. 2 turmas: das 15h às 16h e das 16h às 17h por ordem de chegada.