Cultura

Músicas pop em espanhol ganham destaque nos serviços de streaming

Espanhol se firma como segunda língua mais ouvida após o inglês em 2023

Por Da Redação
Ás

Músicas pop em espanhol ganham destaque nos serviços de streaming

Foto: Reprodução/Instagram

Segundo dados da empresa Luminate, especializada em análise de dados da indústria fonográfica, as músicas pop em espanhol ganharam grande destaque nos serviços de streaming em 2023, consolidando o espanhol como a segunda língua mais ouvida após o inglês. 

O crescimento do espanhol nos streamings foi notável, com um aumento de 3,8%, enquanto as faixas em inglês tiveram uma queda no mesmo percentual. Apesar desse avanço, os Estados Unidos e o Reino Unido continuam liderando com folga, representando 54,9% do total de músicas pop ouvidas nos serviços de streaming. O espanhol, por sua vez, alcançou 10,1%, seguido pelo hindi com 7,8%, coreano com 2,4% e japonês com 2,1%.

Essa posição da língua espanhola reflete duas mudanças fundamentais no cenário musical global. Primeiramente, a ascensão dos imigrantes e seus descendentes nos Estados Unidos tem contribuído para popularizar ritmos de seus países de origem. Além disso, o espanhol emerge como uma força desafiadora da primazia do inglês nas paradas musicais em uma era de streaming globalizado.

Entre os artistas latinos que cantam em espanhol e que ultrapassaram 1 bilhão de execuções de suas músicas estão Bad Bunny, Peso Pluma, Eslabon Armado, Karol G, Junior H e Fuerza Regida.

Apesar do destaque do espanhol, Taylor Swift continua sendo uma das maiores influências da música, representando 1,79% de todo o mercado de música dos EUA. Nos Estados Unidos, o mercado de streaming registrou 1,454 trilhão de execuções, enquanto o Brasil ocupou o terceiro lugar, com 373,5 bilhões de execuções, perdendo apenas para a Índia, que ocupou a segunda posição com 1,037 bilhão.

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