Mustela reforça compromisso de apoio a mães no mercado de trabalho!
Uma das causas da marca é a luta para que cada vez mais mulheres conciliem suas atividades no maternar com liberdade econômica e senso de pertencimento
Foto: Thais Alcântara (B2Mamy), Marilla Mesquita (Mustela), Camila Antunes (Filhos no Currículo) e Silvana Cruz (Mustela)
“Você tem filhos? Com quem vai deixar? E se ficar doente?” Esses são apenas alguns exemplos de perguntas que permeiam as entrevistas de empregos com mulheres que acabaram de se tornar mães ou aquelas que foram demitidas ao voltar da licença maternidade e estão buscando recolocação profissional.
Segundo o estudo "As consequências da licença-maternidade no mercado de trabalho: evidências do Brasil”, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), metade das mulheres são desligadas da empresa cerca de dois anos após a licença maternidade. O levantamento foi realizado com 247 mil mães, com idade entre 24 e 35 anos. A mão de obra feminina representa mais de 54% da força de trabalho no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Diante desse cenário, a Mustela®, primeira marca dermo-bebê do Brasil, que há 70 anos está ao lado dos pais, idealizou a sua Big Fight, traduzindo do inglês a “grande luta”, a qual defende a causa da maternidade e carreira.
Entre as ações apoiadas pela companhia estão projetos de fomento ao empreendedorismo materno, empregabilidade e criação de uma cultura de bem-estar parental dentro da própria organização com o apoio da B2Mamy e da consultoria Filhos no Currículo.
Na frente de empreendedorismo, Mustela patrocina iniciativas como o B2Mamy Start 2.0, um programa gratuito que oferece aulas teóricas e práticas e mentorias com especialistas do mercado com objetivo de capacitar mulheres e mães que desejam começar a empreender ou alavancar negócios.
O projeto tem o objetivo de qualificar mais de 5 mil mães até 2025, com foco na geração de renda por meio do empreendedorismo e empregabilidade. “Quando as mulheres deixam o mercado formal de trabalho muitas recorrem ao empreendedorismo, a missão da B2Mamy é torná-las líderes e livres economicamente por isso temos soluções 360° para as mães, uma delas é impulsionar novos negócios, estruturar as ideias e dar ferramentas para transformar mães em empreendedoras com empresas sustentáveis e lucrativas. A nossa maior riqueza é a comunidade e as conexões geradas aqui dentro, nossas mães fazem parcerias, sócias e amigas com mulheres que passam pelos mesmos desafios”. Explica Dani Junco, a CEO da B2Mamy.
A Mustela é também uma das marcas mantenedoras da Casa B2Mamy, o primeiro espaço de trabalho compartilhado que é family friendly, ali as mães têm internet para trabalharem, café quentinho, acolhimento, conexão, com a facilidade de poderem levar as crianças sempre que precisarem.
“Acreditamos que estimular mães empreendedoras a concretizarem suas ideias e inovarem em seus negócios é uma das formas de promover equidade de gênero, além de assegurar autonomia econômica a elas e suas famílias e, consequentemente, bem-estar. Nosso propósito alinha-se com empresas e iniciativas focadas em impulsionar o empreendedorismo feminino através da educação e construção de comunidades. Esse apoio e acolhimento são exemplificados pela atuação da Casa B2Mamy”, explica a Diretora de Marketing, Demanda e Responsabilidade Socioambiental Corporativa da Mustela® no Brasil, Marilla Mesquita.
Em empregabilidade, a marca se une ao Movimento Ser Mãe dá Trabalho, projeto que fomenta a empregabilidade de figuras maternas no mercado, idealizado pela Filhos no Currículo, consultoria de impacto focada em construir uma cultura de bem-estar parental nas organizações, e pela B2Mamy. O objetivo do projeto é conectar mães em busca de recolocação com empresas comprometidas a criar um ambiente de trabalho mais acolhedor para as figuras parentais.
Segundo as fundadoras do movimento, o nome foi pensado para mostrar a maternidade em sua dualidade. Enquanto a mãe lida com a sobrecarga de conciliar seus múltiplos papéis conciliando filhos e carreira no dia a dia do exercício parental, ao mesmo tempo, ela aprimora soft skills extremamente visadas pelo mercado de trabalho. “Ao ocupar o nosso papel de maternar estamos diante de um laboratório diário de inovação dentro das nossas casas. Filhos agregam nos nossos currículos e nas nossas carreiras na medida em que encontramos um ambiente de bem-estar parental que promove segurança psicológica e benefícios para quem tem filhos e contar com empresas parceiras como a Mustela® é fundamental para que essas iniciativas sejam cada vez mais disseminadas.”, destaca Michelle Terni, CEO e cofundadora da Filhos no Currículo.
No pilar de cultura, a empresa estabeleceu um comitê de colaboradores que dedicam parte do seu tempo de trabalho para apoiar iniciativas sociais relacionadas a causa maternidade e carreira. O comitê também se dedica a revisar e aprimorar políticas relacionadas à parentalidade e conta com a consultoria Filhos no Currículo na condução de treinamentos e capacitações internas, trazendo inclusive visibilidade para parentalidades fora do roteiro como patrocinadora da nova temporada do videocast da Filhos no Currículo “Parentalidade Fora do Roteiro”. “A conexão entre as nossas estratégias de employee experience e branding é fundamental para que os valores da companhia sejam traduzidos em ações concretas da porta para dentro da organização” afirma Marilla.
Todas essas iniciativas fazem parte dos compromissos de ESG da Expanscience, empresa detentora da marca Mustela, e têm o objetivo de incentivar a entrada e reinserção de mães no mercado de trabalho, promovendo maior equidade de gênero, maior renda familiar e, consequentemente, bem-estar. “Entendemos que a parentalidade é uma pauta de responsabilidade social. Através dessas ações, nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida das famílias, garantindo um futuro mais saudável para as crianças. Reconhecemos o poder da ação coletiva e, por isso, buscamos parceiros alinhados com nossos valores. Juntos, podemos fornecer suporte emocional e técnico para mães que estão redescobrindo suas carreiras, ajudando-as a enfrentar uma nova etapa da vida com autoconfiança, e valorizando todas as competências adquiridas com a chegada de um filho.”, conclui Marilla.
Sobre Laboratório Expanscience:
Somos uma empresa orientada para uma missão e o nosso propósito é ajudar os indivíduos a moldarem o seu bem-estar, desde os mais novos aos mais velhos. É isso que nos motiva a avançar, pesquisar e inovar há mais de 70 anos. A independência é a nossa força vital. Somos uma empresa francesa 100% familiar, com produtos distribuídos em mais de 100 países das marcas Mustela, Babo Botanicals e Piasclédine 300. Acreditamos que o bem-estar das pessoas não pode ser separado do bem-estar do planeta, e está em nossas mãos garantir isso. Nosso impacto positivo na sociedade e no meio ambiente foi reconhecido pela certificação B Corp e nos comprometemos a ser uma empresa melhor PARA o mundo. Mais informações: www.expanscience.com