Na América Latina, serviços financeiros eletrônicos ganham espaço
A tendência é apontada em estudo realizado pela consultoria IDC
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Cada vez mais pessoas na América Latina adotam meios digitais para pagamentos e transações financeiras. Tal tendência foi apontada em estudo realizado pela consultoria IDC sobre o emprego de tecnologias digitais para atividades relacionadas a serviços financeiros.
Para a pesquisa, pouco mais de mil usuários das classes A, B e C foram entrevistados no Brasil, México e na Colômbia. E de acordo com o levantamento, um terço dos entrevistados afirmou preferir o telefone para pagar contas e transferir dinheiro.
A expectativa é de que essas práticas se popularizem ainda mais no futuro. Por conta disso, os entrevistados manifestaram a intenção de fazer mais transações financeiras via smartphone como, pagar uma conta de cartão de crédito, fazer uma transferência ou quitar um boleto.
Da mesma forma, os consultados relataram utilizar cada vez menos agências bancárias para serviços como depositar um cheque ou fazer uma aplicação.
Recorte
No recorte por idade, o uso de meios digitais é mais frequente entre as pessoas de até 50 anos. Entre os entrevistados, 61% relataram utilizar smartphones para essas operações na faixa de 30 a 39 anos; 58% na faixa de 25 a 29 anos; 53% entre as pessoas com 40 a 49 anos; e 51% entre os entrevistados de 18 a 24 anos. A opção por operações pelo computador também segue essa tendência.
A adesão a meios digitais de pagamento (também chamados de carteiras digitais) varia de acordo com a idade, com mais força entre os jovens. Entre os ouvidos, 66% da faixa entre 18 e 24 anos disseram utilizar esse recurso; 61% na faixa de 25 a 29 anos; 60% entre as pessoas de 30 a 39 anos; e 51% entre os entrevistados 40 a 49 anos. Já entre os entrevistados com mais de 60 anos, o percentual ficou em 37%.
Fatores
Segundo os autores, determinados fatores contribuem para o aumento da popularidade desses meios na região. O primeiro é o caráter extremamente urbanizado dos países, que permite a consumidores e empresários oportunidades de ganho de escala. O segundo é a alta penetração da Internet móvel, próxima de 100%.
Por fim, uma terceira característica que contribui para o desenvolvimento de serviços financeiros digitais na América Latina é a disseminação das redes sociais digitais e os altos índices dos usuários, o que inclui tanto o tempo gasto quanto a intensidade de engajamento nessas plataformas.