Na estreia de Barroca, Vitória recebe Avaí no Barradão querendo voltar a vencer na Série B
Treinador estreia com missão de fazer time voltar a vencer, o que não acontece há três rodadas
Foto: Letícia Martins / Divulgação / EC Vitória
O Vitória terá uma novidade na beira do gramado neste sábado (10), trata-se do novo treinador da equipe, Eduardo Barroca, que comandará o time pela primeira vez diante do Avaí, às 16h (horário de Brasília), no Barradão, pela 15ª rodada da Série B. Logo de cara, o treinador já terá o desafio de fazer o time voltar a vencer, o que não acontece há três partidas, sendo duas derrotas consecutivas jogando em casa, diante de CSA (1 a 0) e América-MG (2 a 1).
Da mesma maneira que foi o duelo diante do Coelho, o jogo contra o Avaí pode ser considerado como confronto direto na briga pelo acesso, o também conhecido "jogo de seis pontos", já que os dois times estão próximos um do outro na tabela de classificação. Os catarinenses estão em 9º lugar, com 19 pontos, enquanto o Leão aparece em 11º, com um ponto a menos que o rival. Vencer não será o bastante para entrar no G-4, mas será importante se reaproximar do grupo dos quatro primeiros colocados e deixar o concorrente direto para trás.
Visando voltar a vencer na competição, o Vitória terá um retorno de peso. O atacante Léo Ceará, artilheiro do time Rubro-Negro na Série B, com cinco gols anotados, estará a disposição de Barroca. Depois de desfalcar o time por duas rodadas consecutivas em decorrência da suspensão imposta pelo Superior Tribuna de Justiça Desportiva (STJD), ele está liberado para ser relacionado para a partida. Com isso, ele deve até começar entre os titulares.
Outro que apareceu na lista de relacionados do Leão foi o lateral-esquerdo reserva Rafael Carioca, que se recuperou de uma lesão na coxa. Por outro lado, o volante Lucas Cândido ficou fora da relação, mas por opção do treinador.
A provável escalação para o duelo desta tarde deve ser:
O rubro-negro deve ter como titulares: Ronaldo, Jonathan Bocão, João Victor, Wallace e Thiago Carleto; Guilherme Rend, Fernando Neto e Marcelinho; Ewandro, Léo Ceará e Alisson Farias.
Reencontro com antigo comandante
A partida marcará o reencontro do Vitória com o antigo comandante da equipe, Geninho. O treinador esteve a frente do time até junho deste ano, mas, durante a paralisação do futebol imposta pela pandemia da covid-19, precisou ser demitido sob justificativa de problemas financeiros do clube, que foram agravados com a perda de receita. Com o Leão, Geninho teve 50,6% de aproveitamento em 25 partidas. No começo de agosto acertou contrato com o Avaí para Série B.
Na segundona, o Avaí teve um começo ruim, com somente 33,% de aproveitamento nos dez jogos iniciais na competição, tendo conquistado três triunfos, empatado um, e perdido outros seis. Porém, recentemente, o time conseguiu se recuperar e sonhar com algo mais alto. Nas últimas quatro partidas, ganhou três e perdeu uma.
Fora de casa o desempenho dos catarinenses é regular. O time disputou seis partidas e conquistou sete pontos, tendo ganhado duas, empatado uma e perdido três. O Avaí terá um desafio difícil para melhorar o desempenho, pois o Vitória, apesar dos dois últimos tropeços jogando em casa, segue como um dos melhores mandantes na Série B, com 61,9% dos pontos aproveitados, o quinto melhor aproveitamento.