Tecnologia

Na internet, eleitores conseguem transferir título e alterar o local de votação

Alterações podem ser feitas até o dia 4 de maio na plataforma Título Net

Por Da Redação
Ás

Na internet, eleitores conseguem transferir título e alterar o local de votação

Foto: Agência Brasil

As eleições estão se aproximando e, neste momento, é necessário manter o título de eleitor atualizado. A novidade é que todos os procedimentos podem ser feitos através do Título Net, plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ferramenta, que também permite tirar um novo título de eleitor, pode ser utilizada para alterar o local de votação entre dois estados ou dentro da mesma unidade federativa. Neste ano, os brasileiros têm até 4 de maio para solicitar a troca a tempo das Eleições 2022.

Antes de iniciar o procedimento, é importante digitalizar ou tirar foto de um documento oficial de identidade com foto; comprovante de residência recente com, no mínimo, três meses no novo endereço; comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral, caso haja débitos; e comprovante de quitação do serviço militar, caso a solicitação seja feita por pessoas do sexo masculino entre 18 e 45 anos. Além disso, é necessário fazer uma selfie segurando o documento de identificação ao lado do seu rosto. 

Transferência do título 

Para transferir título de eleitor e mudar local de votação pela Internet, acesse o Título Net. Em seguida, selecione o estado para onde você quer mudar seu domicílio eleitoral e pressione o botão "Próximo". O sistema para transferência de título eleitoral irá exibir informações a respeito do processo de solicitação. 

Na janela "Identificação", clique no campo "Título de eleitor" e selecione a opção adequada. Preencha os campos número do título, nome completo, data de nascimento, e nome do pai e mãe, quando houver no registro de nascimento. Em "Requerimento - Dados Pessoais", escolha marcar ou não "Deseja incluir o nome social?", conforme sua necessidade. 

Depois, informe o tipo de documento de identidade que deseja anexar, indicando seu número e órgão expedidor. Inclua informações como CPF, gênero, estado civil, UF e município de nascimento, grau de instrução, grau de instrução e ocupação principal. Também informe se possui gêmeo idêntico, se deseja ser mesário e se possui alguma deficiência, além do seu endereço de e-mail. Por fim, anote o número do protocolo para conferir o resultado do pedido de transferência de título eleitoral junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado posteriormente.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.