Na metade da temporada, Bahia aumenta em 36% média de público de todo ano passado
Tricolor é atualmente o oitavo com maior média de público no futebol brasileiro
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia
Se dentro de campo a situação não é das melhores para o Bahia, nas arquibancadas a situação é um pouco mais agradável. Se for comparada a temporada passada com a metade da atual, o tricolor possui média de 22.942 torcedores nos estádios, isso se refere a 481.802 ingressos vendidos, quando o time foi responsável 21 vezes pelo mando de campo.
O número põe o time baiano como oitavo clube com maior média no futebol brasileiro, ao considerar todas as equipes das Séries A, B e C. Além disso, o novo número de torcedores presentes nos estádios representa um aumento de cerca de 36%, já que em 2018, 16.857 tricolores tomaram as arquibancadas para apoiar o Bahia. Além do que, no meio do deste ano, o Esquadrão se aproxima da renda obtida durante toda temporada passada. Atualmente já arrecadou R$ 9,8 milhões, ano passado foram R$ 12.887.493.
As cifras elevadas refletem as ações tricolores fora das quatro linhas, somado ao bom momento vivido na temporada nos primeiros meses do ano. Este ano, o clube alcançou a expressiva marca de 40 mil torcedores, propôs a venda de camisas para o público mais humilde que não tem condições de adquirir uma mais cara, e graças à referidas medidas, o time baiano pôde investir em um Centro de Treinamento, que segundo palavras do presidente Guilherme Bellintani, deve ser o maior do Norte, Nordeste. O espaço que deve ter aproximadamente 304 mil metros quadrados, quatro campos de trabalho com sistema de irrigação automatizado tem previsão de ser entregue no mês de setembro.
O que vem deixado a desejar é o número de torcedores visitantes teve uma queda considerável. Em 2018, o público pagante teve 15.855 pessoas das divisões A, B e C. Já em 2019, apenas 8.893 tricolores foram acompanhar o time jogar longe de Salvador. De certo, só que o Bahia sente muito a falta de apoio das arquibancadas, o time venceu apenas uma partida longe de casa (Triunfo sobre o São Paulo, pelas oitavas de final da Copa do Brasil).
Apesar de já ter sido eliminado, a Copa do Brasil segue sendo a competição que mais chama a atenção de torcedores, com média de 29.561 pagantes. Em seguida vem o Brasileirão da Série A com 22.273 torcedores. O jogo que marcou a despedida do tricolor baiano da Copa do Brasil diante do Grêmio na Fonte Nova, bateu recorde de público (46.341 pagantes) e 91% da ocupação total do estádio. Mesmo sendo o grande caldeirão e casa do Bahia, a Fonte Nova não tem tido a ocupação total preenchida. Até agora somente 45% dos assentos dos estádios tiveram tricolores. Pituaçu que vinha sendo o território onde o Esquadrão mandava os jogos, tem 70% de ocupação.
A expectativa do Bahia é seguir convocando os torcedores para irem ao estádio. Recentemente para a partida contra o Flamengo, o tricolor divulgaou que mais de 40 mil ingressos já haviam sido vendidos. Expectativa de casa cheia.