Na terceira tentativa, governo Jerônimo consegue aprovar 'Bahia pela Paz' na ALBA
Programa promete reduzir os índices de violência no Estado
Foto: Farol da Bahia
Após dois meses em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o projeto do programa Bahia pela Paz, que substitui o Pacto pela Vida, foi aprovado durante a sessão plenária da tarde desta terça-feira (14). Essa foi a terceira vez que o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) tentou aprovar a matéria, que promete reduzir os índices de violência no Estado.
Na semana passada, a votação do texto foi adiada após pedido de vista (mais tempo para analisar a proposta) feito pela bancada de oposição. No dia 30 de abril, o projeto não foi apreciado por falta de quórum.
O Bahia Pela Paz contará com um investimento de R$ 234 milhões para as ações a partir do segundo semestre de 2024. Esse montante está previsto nos programas temáticos do Plano Plurianual (PPA 2024-2027) e recebeu aprovação da Junta Orçamentária do Estado da Bahia.
Segundo o Executivo, esses recursos serão destinados à prevenção da violência e garantia de direitos, à segurança pública e defesa social, e à pactuação entre as instituições envolvidas.
Alan Sanches (União Brasil), líder da bancada de oposição na ALBA, criticou anteriormente a falta de transparência do governo estadual em relação ao projeto, especialmente no que diz respeito ao valor que será gasto para implementação. No entanto, após a aprovação, ele comentou:
"Na verdade esse projeto Bahia Pela Paz já está aqui há dois meses. Não tinha mais sentido, a gente segurar um projeto dessa magnitude, um projeto que a gente como oposição, não pode prejudicar nossa população. Tanto é que votamos a favor do projeto", disse.