• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Nações Unidas condenam atentado no Sul do Irã e exigem responsabilização
Mundo

Nações Unidas condenam atentado no Sul do Irã e exigem responsabilização

Autoridades da cidade de Kerman realizam cerimônias fúnebres enquanto o ISIS assume autoria do ataque

Por Da Redação
Ás

Nações Unidas condenam atentado no Sul do Irã e exigem responsabilização

Foto: ONU/Loey Felipe

Após uma sequência das explosões que resultaram na morte de mais de 100 pessoas próximo ao cemitério onde fica o túmulo do comandante militar Qasem Soleimani, no sul do Irã, órgãos das Nações Unidas exigem a responsabilização dos autores dos atos.

As cerimônias fúnebres das vítimas estão sendo acolhidas pelas autoridades da cidade de Kerman nesta sexta-feira. O grupo ISIS assumiu a autoria do ataque.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, expressou sua solidariedade ao povo iraniano diante desse "ato de terror", ressaltando o impacto chocante do elevado número de vítimas. O Conselho de Segurança, por sua vez, condena a ação, especialmente pelo grande número de vítimas fatais, incluindo crianças e mulheres, além dos 211 feridos, alguns em estado crítico.

Em comunicado conjunto, os 15 Estados-membros do Conselho de Segurança destacam que "o terrorismo, em todas as suas formas e manifestações, é uma das ameaças mais graves à paz e à segurança internacionais".

Como resposta imediata aos ataques, os membros do Conselho instam à punição dos organizadores, financiadores e patrocinadores desses atos de terrorismo, exigindo que sejam levados à justiça. Ressaltam que "atos de terrorismo são criminosos e injustificáveis, independentemente da sua motivação, onde quer que ocorram, quando e por quem sejam cometidos".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário