"Não é hora de fraquejar, é hora de redobrar os cuidados", afirma Mandetta
O Brasil tem mais de 6.800 casos confirmados do novo coronavírus

Foto: Agência Brasil
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta adotou um tom mais preocupado na entrevista coletiva desta quarta-feira (1º) e falou que os brasileiros têm que lutar com as armas que têm. O ministro mostrou ressalvas quanto a dificuldade para comprar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para uso no Brasil, como as máscaras. O ministro chegou a recomendar que as pessoas façam suas próprias máscaras, já que as compras do governo tem sofrido atraso nas entregas. O Brasil tem mais de 6.800 casos confirmados do novo coronavírus, segundo último balanço do Ministério da Saúde.
"Não é hora de fraquejar, é hora de redobrar os cuidados", disse e falou que "máscaras de pano" podem funcionar "muito bem". "Faça você mesmo e lave com água sanitária. Agora é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta a gente ficar agora lamentando que a China não tá produzindo. Vamos ter que criar as nossas armas e as nossas armas vão ser aquelas que nós tivermos", falou.
O ministro ainda pediu aos secretários de saúde estaduais e municipais que façam as compras dos equipamentos médicos necessários sem esperar os que devem ser disponibilizados pelo governo federal.
O ministro ainda alertou que o número casos da Covid-19 deve aumentar nos próximos dias como consequência de uma maior realização de exames que confirmam a infecção. Por outro lado, o ministro ponderou que a taxa de letalidade, que é a proporção de mortes por casos confirmados, deve diminuir.