‘Não há possibilidade da meia aos domingos" Rui Costa sobre metrô
Aumentaria o valor do subsidio, afirma o governador
Foto: Reprodução
O governador Rui Costa (PT) comentou na última segunda-feira (17), sobre a meia passagem aos domingo no Sistema Metroviário de Salvador - Lauro de Freitas, que "não há possibilidade da meia aos domingos, pois aumentaria o valor do subsídio", que é o valor financiado pelo governo para que a passagem se iguale a dos ônibus.
O secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Nelson Pelegrino, justifica que a “redução [da tarifa] à metade implicaria ao governo acréscimo do subsídio, o que demandaria aumento de impostos para a sociedade”, já que a remuneração dos ônibus e da concessionária do metrô foi “pré-fixado no contrato de concessão”. Neste caso, a decisão por uma redução da cobrança aos domingos obrigaria o governo a complementar a arrecadação para cumprir as cláusulas contratuais.
O modal é administrado pela CCR Metrô, responsável pela construção, manutenção e operação por um período de 30 anos, através de uma Parceria Público Privada (PPP). O grupo venceu a licitação em 2013. De acordo com a operadora, cerca de 370 mil pessoas utilizam o sistema diariamente.