• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Não há vencedor numa guerra de tarifas, diz Xi, ao elevar taxação dos EUA a 125%

Não há vencedor numa guerra de tarifas, diz Xi, ao elevar taxação dos EUA a 125%

Em primeiro comentário sobre conflito comercial, líder chinês afirma que país 'não teme supressão injusta'

Por FolhaPress
Ás

Não há vencedor numa guerra de tarifas, diz Xi, ao elevar taxação dos EUA a 125%

Foto: Isac Nóbrega/PR

O líder da China, Xi Jinping, afirmou nesta sexta (11), segundo relatos da agência Xinhua e da rede CCTV, que "não há vencedores em uma guerra de tarifas, e ir contra o mundo só levará ao autoisolamento".

• LEIA TAMBÉM: Trump impõe tarifa de 145% sobre importações chinesas

As declarações foram dadas na Casa de Hóspedes Diaoyutai, durante encontro com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, em visita a Pequim.

Também nesta sexta, o Ministério das Finanças afirmou que a China vai aumentar no sábado as tarifas sobre produtos americanos de 84% para 125%, em resposta à mais recente escalada dos EUA.

O porta-voz do Ministério das Finanças, em declaração publicada no site do órgão ao anunciar o aumento da taxação para 125%, acrescentou:

"Diante do fato de que, no atual nível de tarifas, não há possibilidade de aceitação pelo mercado de produtos dos EUA exportados para a China, se o lado americano continuar a impor tarifas sobre produtos da China exportados para os EUA, o lado chinês vai ignorá-las."

No encontro com Sanchez, Xi afirmou que seu país "não teme qualquer supressão injusta", após citar que, por mais de 70 anos, "o desenvolvimento da China se baseou em autossuficiência e trabalho duro, nunca em presentes alheios".

Segundo ele, "somente por meio da solidariedade e cooperação de todos os países será possível manter a paz e a estabilidade mundiais", apontando a "situação caótica internacional".

Diante desse quadro de "múltiplos riscos e desafios sobrepostos", o líder chinês disse que se torna "mais proeminente o desenvolvimento sólido e estável das relações sino-ocidentais", citando a Espanha e a União Europeia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário