'Não tem moral para passar confiança', critica Lula sobre o governo federal e o teto de gastos
Para o ex-presidente, 'um governo responsável não precisa criar uma lei dizendo o que pode gastar'
Foto: José Cruz/Agência Brasil
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou em entrevista à rádio Jovem Pan de Sorocaba (SP), que "um governo responsável não precisa criar uma lei dizendo o que pode gastar". A crítica dele foi referente às manobras do Ministério da Economia para fugir do teto de gastos e abrir espaço no orçamento para a realização do Auxílio Brasil, no valor de R$ 400.
Ao ilustrar a situação, Lula disse que "é igual um pai responsável, uma mãe responsável. Ele gasta aquilo que tem que gastar, aquilo que precisa gastar. Eu não tinha lei de teto de gastos e a inflação foi controlada, crescimento aconteceu".
O teto foi criado durante o governo de Michel Temer, em 2016, e entrou em vigor no ano seguinte. Ele é corrigido todos os anos pela variação da inflação acumulada em 12 meses até junho do ano anterior.
"Se o governo não controla os preços subordinados a ele controlar, ele não tem moral sequer para passar confiança nos outros cidadãos da sociedade que vendem produto para o povo consumir", alfinetou o petista.