"Não tem ninguém mais ansioso" diz Rui Costa sobre operação da PF
Governador da Bahia disse estar indignado com soltura de pessoas envolvidas com escândalo

Foto: Farol da Bahia
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), comentou nesta terça-feira (26), sobre a operação Cianose, que investiga a contratação pelo Consórcio Nordeste de empresa para o fornecimento de 300 ventiladores pulmonares durante o pico inicial da pandemia de Covid-19 no Brasil. O material nunca foi entregue.
"Posso garantir uma coisa, não tem mais ninguém ansioso para que essa operação seja finalizada. Já se vão quase dois anos e eu continuo indignado pelo fato de essas pessoas estarem presas e o Ministério Público da Bahia pediu pra soltar essas pessoas... e o Juiz concordou", declarou Rui.
Nessa terça, a Polícia Federal deflagrou uma operação que cumpre 14 mandados de busca e apreensão em Salvador, Distrito Federal, e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Na capital baiana, a PF cumpre mandado no Edifício Victory Tower, condomínio de luxo no Corredor da Vitória.
De acordo com a Polícia Federal, o processo de aquisição que se seguiu contou com diversas irregularidades, como o pagamento antecipado de seu valor integral, sem que houvesse no contrato qualquer garantia contra eventual inadimplência por parte da contratada. Ao fim, nenhum respirador foi entregue.
Segundo a Polícia Federal, os investigados podem responder por crimes de estelionato em detrimento de entidade pública, dispensa de licitação sem observância das formalidades legais e lavagem de dinheiro.