Vídeo: "Não venham", diz Kamala a imigrantes na Guatemala
Declaração da vice americana foi feita durante encontro com o presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei
Foto: Reprodução/Getty Images
Em visita oficial pela primeira vez em Guatemala, nessa segunda-feira (7), a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, pediu que imigrantes sem documentos não tentassem entrar no país americano ou serão mandados de volta caso acessem a fronteira de forma ilegal.
“Não venham. Não venham. Os Estados Unidos continuarão a aplicar nossas leis e a proteger nossas fronteiras. Se vocês vierem até nossa fronteira, serão mandados de volta”, disse Harris. No encontro com o presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, a vice-presidente, que não fez o uso de máscara contra a Covid-19, ainda propôs que o país americano e a cidade de Guatemala “trabalhem juntos” para solucionar a crise migratória.
A visita de Harris está ligada à promessa do presidente dos EUA Joe Biden sobre uma política de imigração mais "humana". “Sabemos que muitas pessoas não querem deixar suas casas, não querem sair do lugar onde a avó cresceu, o lugar onde ela reza, o lugar onde falam sua língua e sua cultura é familiar e o fazem porque não conseguem satisfazer suas necessidades básicas”, disse Kamala.
No encontro, a vice americana também anunciou planos de enviar US$ 310 milhões à Guatemala como forma de apoiar os refugiados, além de um plano de US$ 4 bilhões para promover o desenvolvimento econômico na área.