Nasa descobre buraco negro 800 vezes mais do que o Sol
Identificação foi feita pelo telescópio Hubble

Foto: Divulgação/Nasa
A Agência Espacial Americana (Nasa) descobriu um buraco negro de massa intermediária, 800 vezes maior que o Sol, e invisível ao olho humano. A identificação foi feita pelo telescópio Hubble, que está no espaço desde 1990.
O buraco negro está localizado no centro do aglomerado de estrelas Messier 4, que é o sistema mais próximo da Terra, a cerca de 6 mil anos-luz de distância.
"Não é um dos monstruosos buracos negros supermassivos que se encontram no centro das galáxias, como Sagitário A, pesando milhões de vezes mais que o Sol. Em vez disso, a nova observação é um curioso buraco negro de massa mediana, uma esquisitice sobre a qual os cientistas têm muitas perguntas", afirmou o pesquisador Eduardo Vitral, do Space Telescope Science Institute, o centro científico de operações do telescópio Hubble.
Os astrônomos estavam observando a região há 12 anos, porque perceberam que estrelas se moviam perto do núcleo do buraco negro. Após mais de uma década de estudo e imagens cada vez mais exatas do Hubble, foi chegada à conclusão.