NASA descobre planeta do tamanho da Terra em zona considerada habitável
Satélite TESS é projetado para encontrar planetas do tamanho da Terra
Foto: Ilustração/ NASA/AFP
A NASA anunciou na segunda-feira (6) a descoberta de um planeta do tamanho da Terra que orbita uma estrela a uma distância que torna possível a existência de água, o que torna a zona habitável.
A descoberta é graças ao satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), “projetado e lançado especificamente para encontrar planetas do tamanho da Terra e a orbitar estrelas próximas”, explicou o diretor da divisão de astrofísica da NASA, Paul Hertz.
O TESS descobriu três planetas que orbitam uma estrela, denominados ‘TOI 700 b’, ‘c’ e ‘d’, mas apenas o ‘d’ está na chamada zona habitável. O planeta é quase do tamanho da Terra (20% a mais), circula a estrela em 37 dias e recebe o correspondente a 86% da energia fornecida pelo Sol à Terra.
Segundo a NASA, uma das simulações aponta para um planeta coberto por oceanos com “uma atmosfera densa dominada por dióxido de carbono, semelhante à aparência de Marte quando jovem, de acordo com as suposições dos cientistas”.
Outra simulação prevê uma versão da Terra sem oceanos, onde os ventos soprariam do lado oculto em direção à face iluminada.
Diversos outros astrônomos irão observar o planeta com outros instrumentos para tentar obter novos dados que possam corresponder a um dos modelos já previstos pela NASA.