Nasa identifica primeiros sinais da formação do El Niño no Oceano Pacífico
Fenômeno pode levar as temperaturas globais a novos recordes
Foto: Reprodução/Nasa
A agência espacial norte-americana (Nasa) informou que os primeiros sinais da formação do El Niño foram detectados no Oceano Pacífico pelo satélite Sentinel-6. O fenômeno climático, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), tem grande possibilidade de acontecer este ano, o que pode levar as temperaturas globais a novos recordes. Segundo a Nasa, as informações coletadas pelo satélite são referentes ao início de março e final de abril deste ano. A informação é do jornal O Globo.
O satélite identificou que as ondas Kelvin, que podem ocorrer no oceano ou na atmosfera, quando se formam no Equador, trazem água quente e estão associadas aos níveis mais altos do mar. Segundo a Nasa, as ondas, que começam na primavera no Hemisfério Norte, são conhecidas por indicarem a chegada do fenômeno El Niño.
“Estaremos observando este El Niño como um falcão”, disse Josh Willis, cientista do projeto que coordena o satélite Sentinel-6. “Se for grande, o mundo verá um recorde de aquecimento, mas aqui no sudoeste dos Estados Unidos podemos estar olhando para outro inverno chuvoso, logo após o encharcamento que não tivemos no inverno passado”, completou.