Navio Costa Fascinosa segue em quarentena no Porto de Santos em virtude do coronavírus
Sete tripulantes desembarcaram para serem hospitalizados

Foto: Divulgação
A tripulação do navio transatlântico Costa Fascinosa, que está atracado no Porto de Santos, em São Paulo, desde o último sábado (28), segue em quarentena determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dos 757 tripulantes, sete desembarcaram para ser hospitalizados e dois testaram positivo para covid-19.
Segundo a Anvisa, o prazo de quarentena de 14 dias começou a contar novamente no domingo (29) após o surgimento de casos sintomáticos a bordo. A contagem da quarentena recomeça a cada vez que um novo caso surge.
Ainda de acordo com órgão, a situação da embarcação está sendo monitorada diariamente. Ainda não há nova inspeção agendada e isso vai depender da evolução dos casos a bordo. O navio recebeu kits para teste rápido de covid-19, mas deverá aguardar a orientação da Anvisa para iniciar os exames.
Entre as principais determinações para o navio está o isolamento de todos os tripulantes com sintomas, ainda que sem febre. Todos os casos suspeitos devem ser colocados em quartos com varanda.
O Costa Fascinosa deve ainda reforçar diariamente, por meio de aviso sonoro, a obrigação de distância obrigatória de 2 metros entre as pessoas; pulverizar com detergente apropriado todas as embalagens recebidas, antes da entrada na embarcação, para distribuição ou armazenamento interno, incluindo as embalagens de alimentos, produtos de higiene, medicamentos e materiais de limpeza; orientar tripulantes a limpar as embalagens dos produtos de limpeza logo após o seu uso ou fornecer luvas descartáveis para a limpeza de cada cabine.
Costa Fascinosa
De acordo com a empresa responsável pelo transatlântico, a embarcação está em quarentena desde 20 de março, depois do desembarque dos sete tripulantes e a empresa está em colaboração com as autoridades brasileiras, com as quais está trabalhando para organizar o desembarque de todos os tripulantes de nacionalidade brasileira.
“As condições de saúde são constantemente monitoradas pela equipe médica a bordo, em colaboração com as autoridades sanitárias brasileiras. A companhia está fornecendo assistência a todos os membros da tripulação do Costa Fascinosa, aplicando os rigorosos protocolos de saúde, que prevê o isolamento em cabines individuais com varanda e serviço de quarto. O nível de saneamento a bordo foi elevado ainda mais para garantir a máxima higiene e segurança”, disse a empresa.