Navio naufragado há 1200 anos é encontrado por acaso por mergulhadores em Israel
Dentro da embarcação, arqueólogos acharam diversos itens históricos
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um navio que naufragou há mais de 1200 anos foi encontrado em Israel, na costa da comunidade Maagan Michael. Os destroços foram localizados por acaso, por dois mergulhadores amadores, que reportaram a descoberta para as autoridades.
Os pesquisadores da Universidade de Haifa, que lideraram o estudo do sítio arqueológico, ainda investigam o que causou o naufrágio, mas afirmam que o barco era um navio mercante e que foi construído com abetos e nogueiras.
"É [uma descoberta] única, primeiro por causa de seu tamanho: cerca de 20 metros de comprimento e 5 metros de altura, o maior naufrágio que já escavamos. E também por sua datação. [O navio] é datado entre os séculos VII e VIII d.C., que é quando houve a mudança entre o domínio bizantino e islâmico na área", explicou a arqueóloga náutica e diretora da escavação, Deborah Cvikel.
Junto à embarcação, os arqueólogos encontraram mais de 200 ânforas com diversos ingredientes usados na alimentação mediterrânea, como molho de peixe, azeitonas, tâmaras e figos. Também foram identificados artefatos no convés do navio, que mostram que o barco atracou no Chipre, no Egito, na Turquia e possivelmente na costa norte da África.
Os pesquisadores acharam ainda ferramentas de navegação, como cordas, além de itens pessoais, a exemplo de pentes de madeira.