Navio que desapareceu há 120 anos com 32 tripulantes é localizado por acidente na Austrália
O SS Nemesis, que transportava carvão para Melbourne, desapareceu depois de enfrentar uma forte tempestade em julho de 1904
Foto: Divulgação
Um mistério de 120 anos chegou ao final com a descoberta de um navio desaparecido sem deixar vestígios na costa da Austrália. Exploradores submarinos encontraram os destroços do SS Nemesis, desaparecido na costa da Austrália em 1904.
A embarcação, que navegava rumo a Melbourne com uma carga de carvão em julho de 1904, foi atingida por uma forte tempestade próxima a região de Nova Gales do Sul e desapareceu juntamente com os seus 32 tripulantes.
Nas semanas após a tempestade, corpos de tripulantes e fragmentos dos destroços do navio chegaram à praia de Cronulla, cerca de 29 quilômetros ao sul de Sydney.
A tragédia logo virou sensação midiática e caiu na boca do povo, já que além das vítimas e de poucos destroços encontrados, grande parte do navio de 240 pés jamais foram encontrados, muito menos foi detectado o local onde a embarcação havia afundado.
Contudo, o mistério chegou ao fim quando a empresa de sensoriamento remoto Subsea Professional Marine Services, que vasculhava o fundo do oceano em busca de carga perdida em 2022, acidentalmente se deparou com o navio naufragado. Os destroços foram encontrados completamente intocados, a cerca de 16 milhas da costa de Sydney, a uma profundidade de cerca de 160 metros.
Imagens subaquáticas dos destroços foram comparadas com fotos históricas do SS Nemesis para que as autoridades pudessem atestar a descoberta histórica. Os destroços de ferro do navio estavam em pé sobre uma planície de areia e sua proa e popa foram significativamente danificadas. A causa do naufrágio foi indicada como sendo o sobrecarregamento do motor da embarcação por conta da tempestade.
Ao que tudo indica, a tripulação do SS Nemesis não teve tempo de recorrer aos botes salva-vidas por conta da violência da força da natureza e pela rapidez com que o navio afundou.
A descoberta é importante pela dificuldade de buscar respostas para os naufrágios ocorridos na região. De 200 incidentes históricos na costa de Nova Gales do Sul, apenas 105 foram descobertos.