• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Navios de 10 países serão notificados pela Marinha após manchas de óleo

Navios de 10 países serão notificados pela Marinha após manchas de óleo

Quase 1.100 navios-tanque que circularam entre 1º de agosto e 1º de setembro foram analisados

Por Da Redação
Ás

Navios de 10 países serão notificados pela Marinha após manchas de óleo

Foto: Reprodução | Adema/Governo de Sergipe

Nesta quinta-feira (10), a Marinha do Brasil afirmou que "após uma triagem das informações do tráfego mercante na região de interesse", está notificando 30 navios-tanque de 10 diferentes bandeiras a prestarem esclarecimentos na investigação sobre a origem do óleo que já atinge 63 municípios de 9 estados do Nordeste brasileiro.

"A Marinha entrará em contato com as autoridades competentes dos países dessas bandeiras, com a Organização Marítima Internacional e com a Polícia Federal, visando elucidar todos os fatos. As atividades em curso também têm apoio do Ministério da Defesa e Exército Brasileiro e de instituições dos EUA", diz nota.

A triagem inicial focou em quase 1.100 navios-tanque que circularam entre 1º de agosto e 1º de setembro em uma área de 800 km de distância da costa brasileira, entre Sergipe e Rio Grande do Norte. 

Ainda conforme o ramo das Forças Armadas do Brasil, que classificou o fato como um "grave acidente de poluição por óleo", a investigação mobiliza 1.583 militares de 48 organizações diferentes, além de 5 navios, uma aeronave e embarcações e viaturas pertencentes a autoridades ao longo do litoral nordestino, como capitanias dos portos, delegacias e agências.

Aumenta o número de praias atingidas

As manchas de óleo chegaram à praia de Piatã, em Salvador. Com isso, o número de cidades baianas atingidas subiu para oito. As demais são Lauro de Freitas, Camaçari, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde e Jandaíra.

Na localidade, as manchas ainda são pequenas, e com essa ocorrência chega a 19 o número de praias contaminadas no estado. São elas:

Salvador:
Piatã;

Lauro de Freitas (cidade limítrofe – RMS):
Vilas do Atlântico;

Camaçari (47 km – RMS):
Arembepe;
Guarajuba;
Itacimirim;
Jauá;

Mata de São João (61 km – RMS):
Praia do Forte;

Entre Rios (142 km):
Subaúma;
Porto de Sauípe;
Costa do Sauípe;
Massarandupió;

Esplanada (170 km):
Baixio;
Mamucabo;

Conde (186 km):
Barra da Siribinha;
Barra do Itariri;
Sítio do Conde;
Poças;

Jandaíra (205 km):
Coqueiro;
Mangue Seco.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário