Negociações na COP28 estendem-se sem acordo sobre combustíveis fósseis
Divergências entre UE, EUA e países produtores de petróleo prejudicam a definição de metas para a eliminação gradual de combustíveis fósseis
Foto: Arquivo/Agência Brasil
A 28ª Conferência da ONU sobre Alterações Climáticas, COP28, enfrenta impasse nas negociações devido à falta de consenso sobre a eliminação gradual dos combustíveis fósseis. O rascunho do documento final não menciona a medida, gerando discordância entre a UE, EUA e países produtores de petróleo, como a OPEP e a Arábia Saudita. As informações são da Agência Brasil.
Apresentado no Dubai, o último rascunho propõe a "redução do consumo e produção de combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa", dando liberdade aos países para escolherem sua abordagem. A UE considera o documento "inaceitável", enquanto países insulares se recusam a assinar.
Representantes criticaram a falta de ambição do texto, e a COP28 trabalha em uma nova versão, buscando incluir menções "históricas" sobre o futuro dos combustíveis fósseis. Enquanto isso, compromissos para triplicar a capacidade de energia renovável até 2030 são considerados realistas, mas desafios práticos persistem.