Nelson Mandela: 30 anos de libertação e uma nova África do Sul

Ele ficou detido durante o Apartheid

Por Da Redação
Ás

Nelson Mandela: 30 anos de libertação e uma nova África do Sul

Foto: Divulgação

O líder sul-africano, Nelson Mandela, ficou na prisão durante 27 anos, após lutar contra o regime do apartheid. Enquanto esteve na cadeia, seu prestígio no país e no exterior aumentou. Em 2020, celebram-se 30 anos da sua libertação.

Após a libertação, muitos sul-africanos tiveram a primeira oportunidade de o verem, afinal o regime ditatorial havia banido a publicação de imagens suas e dos seus discursos.

"Camaradas e companheiros sul-africanos, saúdo a todos em nome da paz, democracia e liberdade para todos", disse Mandela horas depois da libertação, num discurso perante uma multidão de apoiadores na câmara municipal da Cidade do Cabo.

Quatro anos após a sua libertação, Mandela foi eleito Presidente da África do Sul, nas primeiras eleições abertas a todas as raças, e colocando finalmente um fim a um prolongado regime de discriminação racial violenta.

Sob a sua liderança, a África do Sul aprovou uma Constituição largamente elogiada pela defesa dos direitos, liberdades e garantias de todos e também sob a sua tutela foi criada uma Comissão de Verdade e Reconciliação que permitiu a revelação da violência e injustiças cometidas por mais de 40 anos de apartheid.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.