Netflix é processada por provedora de banda larga na Coreia do Sul devido a sucesso de Round 6
O sucesso do drama sul-coreano acabou gerou processo sobre custos de manutenção decorrentes da explosão de tráfego na rede

Foto: Divulgação/Netflix
A série Squid Game, ou Round 6, como é chamada no Brasil, se tornou o primeiro drama sul-coreano líder de audiência entre os programas da Netflix nos Estados Unidos. Acontece que isso acabou gerando um processo judicial contra a Netflix - serviço de streaming que transmite o seriado - na Coreia do Sul.
De acordo com informações da Reuters, divulgadas na sexta-feira (1º) o provedor de internet SK Broadband está cobrando os custos de manutenção decorrentes da explosão de tráfego na rede.
O provedor SK Broadband é utilizado pela Netflix desde 2018, uma linha dedicada de sinal de banda larga para transmitir conteúdo de alta definição em massa. Mas atualmente, a fornecedora de streaming usa o sinal apenas para atender aos usuários na Coreia do Sul. Nesses três anos, o tráfego de internet aumentou 24 vezes, chegando a 1,2 trilhões de bits por segundo só de filmes, segundo a provedora.
Um tribunal de Seul, capital da Coreia do Sul, reconheceu que a Netflix tem a obrigação de compensar, razoavelmente, a provedora de serviços de internet pelo uso intenso da transmissão, e com isso, a reclamação foi ajuizada e acabou chegando à Assembleia Nacional da Coreia do Sul. Diversos parlamentares da Corte se manifestaram a favor da tese de que serviços de streaming paguem por sobrecargas decorrentes da prestação do serviço.
A Netflix disse, através de e-mail enviado à emissora CNBC, que irá analisar as alegações do reclamante e que “continuará buscando um diálogo aberto e explorando maneiras de trabalhar com a SK Broadband para assegurar uma experiência de streaming sem interrupções para nossos clientes em comum”, diz o porta-voz da empresa via e-mail.
A série Round 6 tem como base do enredo a transformação de brincadeiras infantis e jogos mortais. Ela caminha para ser o "maior show de todos os tempos", segundo o CEO da Netflix, Ted Sarandos. Mas tamanho sucesso tem o ônus do aumento considerável no tráfego de internet.