• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Nipah: vírus já matou duas pessoas e deixou três internadas no sul da Índia
Mundo

Nipah: vírus já matou duas pessoas e deixou três internadas no sul da Índia

Doença fez escritórios e escolas fecharem as portas para combater a disseminação

Por Da Redação
Ás

Nipah: vírus já matou duas pessoas e deixou três internadas no sul da Índia

Foto: Unsplash

Um novo vírus no sul da Índia deixou o assunto assustado e em estado de alerta após o Nipah, uma doença transmitida por morcegos e porcos, fazer com que pessoas fechassem escritórios e escolas na tentativa de combater a disseminação.  

Até o momento, 700 pessoas testaram positivo para o vírus mortal, incluindo 153 profissionais de saúde, duas pessoas morreram e outras três, incluindo uma criança, estão sendo tratadas no hospital. 

O surto está acontecendo em Kerala, estado no sul da Índia, e esse é a quarta incidência da doença de Nipah desde 2018. O vírus foi identificado pela primeira vez em 1998 durante um surto da doença na Malásia e Singapura. Na ocasião, foram detectados 265 casos em humanos com 105 mortes. Desde então novos surtos de infecção pelo vírus Nipah foram ocorreram no sul e sudeste da Ásia, foram relatados casos na Malásia, Cingapura, Bangladesh e Índia.

O ministro da Saúde da Índia, Mansukh Mandaviya, disse na terça-feira (12) que o governo federal enviou uma equipe de especialistas a Kerala para avaliar a situação e ajudar o governo estadual. A ministra da Saúde do Estado, Veena George, disse também  que os testes mostraram que a cepa do vírus no surto atual era a mesma encontrada em Bangladesh anteriormente.

O vírus é capaz de infectar humanos diretamente através do contato com os fluidos corporais e alguns casos de transmissão entre humanos já foram documentados. 

Os sintomas costumam aparecer entre 10 a 21 dias depois do contato com o vírus. Por conta de sua rápida evolução, o vírus pode ter complicações mortais em poucos dias. O paciente pode ter convulsões, transtornos da personalidade e insuficiência respiratória.

Até o momento não existe tratamento específico para a infecção pelo vírus Nipah, nem mesmo vacinas, no entanto o médico pode indicar medidas de suporte de acordo com a gravidade da doença, podendo ser indicado repouso, hidratação, realização de ventilação mecânica ou tratamento sintomático.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.