Autos

Nissan confirma nova picape compacta no Brasil

Nova utilitária deve ser produzida na Argentina ao lado da Renault Niágara

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Nissan confirma nova picape compacta no Brasil

A Nissan fez um anúncio importante que confirmou as expectativas de uma picape compacta que deve chegar ao mercado em breve. O presidente da Nissan América Latina, Guy Rodriguez, ao lado do Presidente da Nissan Brasil, Gonzalo Ibarzábal, confirmaram a estreia dessa picape no Brasil. 

Quando a Renault apresentou o Kardian, em meados do ano passado e mostrou o conceito da Niagara, feita na Argentina, já ficou claro que a Nissan iria ter o mesmo projeto o que foi confirmado em dezembro de 2023 e agora, de forma específica, sabemos que a Nissan do Brasil irá vender essa picape no Brasil.

A picape compacta que ainda não tem nome será feita a partir da plataforma RGMP que estreou com o Renault Kardian. Essa plataforma modular permite a construção de veículos que tenham entre 4 e 5m de comprimento com entre eixos de até 3 metros.

Como a nova geração do Kicks será feita aqui no Brasil é bem provável que a plataforma RGMP ampliada fique em outro local. Assim é mais  provável que a picape seja feita em Santa Isabel, na Argentina, ao lado da Frontier de onde também sai a Renault Alaskan.

Em termos de motorização ela deve seguir o mesmo perfil para a Renault Niagara que deve estrear com o motor 1.3TCe combinado com motor elétrico e tração 4X4. Compacta, deve ter porte de 4,5m no máximo e capacidade de carga de meia tonelada. 

A ideia é concorrer com um segmento em franco crescimento como a Fiat Toro, líder do segmento, além da RAM Rampage, Ford Maverick além da Chevrolet Montana, que são utilitárias compactas com estrutura monobloco. Dessa lista só a Maverick oferece solução híbrida no momento enquanto a GM trabalha em projetos de eletrificação assim como a Stelllantis.

No entanto o lançamento efetivo como produto deve demorar. A Nissan está concentrada agora na nova geração do Kicks que deve ser apresentada este ano enquanto a picape deve ficar para o final do ano que vem.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário