No Brasil, 55,5% dos estudantes desistem do ensino superior antes de concluir
Estudo mostra que apenas 26,3% concluíram no tempo devido
Foto: Reprodução/Pixabay
O Mapa do Ensino Superior no Brasil, produzido pelo Instituto Semesp, revela que mais da metade dos alunos que ingressam em faculdades no país acaba desistindo antes de concluir o curso. Em entrevista à CNN, o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, afirmou que o estudo acompanhou alunos que ingressaram no ensino superior em 2017 até 2021. “Acabamos revelando uma desistência elevada: 55,5% desistiram do curso; 18,1% continuam cursando e apenas 26,3% concluíram no tempo devido”, disse.
De acordo com o levantamento, apenas 17,7% dos estudantes com idade adequada para o ensino superior estão efetivamente matriculados em uma faculdade. Essa diferença varia consideravelmente entre os estados: o Distrito Federal apresenta a taxa mais elevada, atingindo 30,5%, enquanto o Maranhão registra a pior taxa, com apenas 10,3%. Já o estado de São Paulo possui uma taxa de adesão de 19,6%, por exemplo.
“Infelizmente, este é um dado negativo, que preocupa”, avaliou Capelato. “Há falta de aderência da oferta do ensino superior com relação às expectativas dos jovens de hoje. [...] Esses jovens querem contato com mercado de trabalho cedo, vida digital, e ingressar no bacharelado de 4,5 anos pode frustrá-los”, completou.