Política

No Chile, presidente eleito Gabriel Boric tenta levar Lula para sua posse, em março

Mandatário brasileiro Jair Bolsonaro já recusou convite do chileno

Por Da Redação
Ás

No Chile, presidente eleito Gabriel Boric tenta levar Lula para sua posse, em março

Foto: Reprodução

Após Jair Bolsonaro, atual presidente do Brasil, ter negado o convite do presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, para a posse do político no país, colaboradores do chefe de Estado realizaram sondagens com para convidar o ex-presidente do país, Luiz Inácio Lula da Silva. 

No entanto, o ex-presidente não deve aceitar o convite, já que não considera "prudente" ir a posses presidenciais. Boric partiu da premissa que o petista será reeleito esse ano e já queria começar a conversar com Lula sobre futuras alianças.

O ex-chanceler Celso Amorim, também foi convidado pelo governo do Chile para comparecer em Santiago, mas no período está acompanhando o ex-presidente em uma viagem ao México, que acontecerá nos primeiros dias de março.

A rincha entre Bolsonaro e Boric foi confirmada em dezembro de 2021, quando o líder chileno foi eleito e só recebeu felicitações de Bolsonaro 72h após o triunfo. Em resposta, Boric disse: "claramente somos muito diferentes".

De acordo com informações divulgadas pela mídia, presidentes dos países da América Latina já estão escolhendo os lados para as eleições que estão marcadas para acontecer no Brasil, no mês de outubro. O presidente da Argentina, Alberto Fernández, já deixou claro que apoia Lula e até organizou um evento para o político nos meados de dezembro para homenagear o petista.

Entretanto, os governos da Colômbia e o grupo de oposição a Nicolás Maduro, na Venezuela, estão do lado de Jair Bolsonaro nas eleições que estão por vir.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário