• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • No Chile, ultradireita sai na frente em votação sobre Constituinte
Mundo

No Chile, ultradireita sai na frente em votação sobre Constituinte

Partido Republicano, de José António Kast, lidera apuração dos votos

Por Da Redação
Ás

No Chile, ultradireita sai na frente em votação sobre Constituinte

Foto: Reprodução/Redes Sociais/Twitter

Na eleição do conselho que discutirá a nova Constituição do Chile, a ultradireita saiu na frente. No último domingo (7), com mais de 30% dos votos apurados, a ultradireita do Partido Republicano, de José António Kast, e a direita tradicional, do ex-presidente Sebastián Piñera, tinham 56% dos votos, contra 38% dos partidos de esquerda, que apoiam o presidente Gabriel Boric. A informação é do jornal O Globo. 

Caso o resultado seja confirmado, será  uma derrota significativa para o líder chileno. As projeções apontavam 23 das 50 cadeiras para o Partido Republicano, 11 para a coligação de Piñera e apenas 16 para a de Boric. Os eleitos definirão o texto final da nova proposta de Constituição, que será apreciado em plebiscito em dezembro.

A eleição é considerada termômetro eleitoral para Boric, que perdeu rapidamente a popularidade desde sua posse, em março do ano passado, ao não conseguir emplacar reformas. Após uma década de estabilidade, o Chile vive retração econômica, com alta da pobreza e dos crimes. Também passa por uma crise migratória, com a chegada de venezuelanos e peruanos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário