No Chile, ultradireita sai na frente em votação sobre Constituinte
Partido Republicano, de José António Kast, lidera apuração dos votos
Foto: Reprodução/Redes Sociais/Twitter
Na eleição do conselho que discutirá a nova Constituição do Chile, a ultradireita saiu na frente. No último domingo (7), com mais de 30% dos votos apurados, a ultradireita do Partido Republicano, de José António Kast, e a direita tradicional, do ex-presidente Sebastián Piñera, tinham 56% dos votos, contra 38% dos partidos de esquerda, que apoiam o presidente Gabriel Boric. A informação é do jornal O Globo.
Caso o resultado seja confirmado, será uma derrota significativa para o líder chileno. As projeções apontavam 23 das 50 cadeiras para o Partido Republicano, 11 para a coligação de Piñera e apenas 16 para a de Boric. Os eleitos definirão o texto final da nova proposta de Constituição, que será apreciado em plebiscito em dezembro.
A eleição é considerada termômetro eleitoral para Boric, que perdeu rapidamente a popularidade desde sua posse, em março do ano passado, ao não conseguir emplacar reformas. Após uma década de estabilidade, o Chile vive retração econômica, com alta da pobreza e dos crimes. Também passa por uma crise migratória, com a chegada de venezuelanos e peruanos.