No Círio de Nazaré, gastronomia é símbolo de pertencimento, orgulho e identidade cultural, revela pesquisa exclusiva da MBRF!
Nas redes sociais, receitas e experimentações de pratos tradicionais da festa se transformam em conteúdos virais e ganham releituras criativas

Foto: Divulgação
O Círio de Nazaré é reconhecido como uma das maiores celebrações religiosas do Brasil e uma das mais importantes manifestações socioculturais do Norte do país, levando mais de 2 milhões de pessoas às ruas de Belém do Pará anualmente. A gastronomia possui, inclusive, um papel indissociável da festa, sendo considerada um símbolo de pertencimento, orgulho e expressão da identidade paraense – é o que diz um estudo exclusivo de social listening da área de CRM&Insights da MBRF, empresa líder no mercado regional com marcas como Deline e Perdigão, que estarão presentes na celebração deste ano.
A pesquisa foi realizada entre setembro de 2024 e setembro de 2025, baseada em menções espontâneas sobre o tema em mídias sociais, além de sites de buscas, como Google Trends. O objetivo foi mapear e analisar percepções do público sobre o evento católico, identificando como a festa mobiliza conversas no ambiente digital, padrões de comportamento de consumo e tendências emergentes relacionadas ao tema. Ao todo, foram 322.034 menções analisadas em redes sociais como Instagram, Tik Tok, YouTube, Facebook, X e Bluesky.
De acordo com o levantamento, pratos típicos da culinária paraense são as opções favoritas para celebrar o Círio de Nazaré. O Pato no Tucupi ficou em primeiro lugar como a refeição mais mencionada pelos internautas, com 25,9% das citações relacionadas aos sabores mais populares durante as festividades. Em seguida, vem o Açaí, com 22,2% das menções, e a Maniçoba, com 17,7%. A preferência pelas refeições tradicionais se dá não apenas pelo seu alto consumo durante o período, mas por serem ícones culturais, conectados à memória coletiva e identidade da região. Outros destaques do estudo incluem o Pirarucu (10,2%), o Tambaqui (10,1%), o Arroz Paraense (5,6%), o Cupuaçu (4,8%), o Vatapá (3,1%), a Tapioca (2,8%), o Bacuri (1,8%) e o Caruru (1,5%), que refletem a riqueza e a variedade da cozinha amazônica.
Elementos sensoriais, como “cheirinho de Maniçoba”, e termos como “receitas da cozinha paraense”, “tempero” e “caldo amarelo” também foram fortemente associados às festividades, evidenciando o vínculo profundo entre a gastronomia e a celebração. Além disso, o estudo sugere que o preparo e o consumo dessas refeições entre familiares e amigos funcionam como uma espécie de ritual coletivo para expressão da fé, afeto e continuidade das tradições do Círio. O ato de comer juntos seria, portanto, uma forma de fortalecer laços emocionais, comunitários e espirituais. Religiosidade, cultura e sabores se unem, contribuindo para perpetuar a identidade amazônica por gerações e projetar a cultura paraense nacionalmente.
A pesquisa também mostrou que 75,5% das menções ao Círio de Nazaré são em redes sociais de alto apelo visual, como como Instagram e TikTok. Esta segunda, inclusive, se tornou um espaço de compartilhamento e viralização de conteúdos de receitas tradicionais da festa, como Tucupi e Maniçoba, conquistando milhares de curtidas e interações por meio de uma narrativa que conecta a comida a sentimentos de orgulho e pertencimento. Além disso, o Tik Tok se tornou um ambiente para experimentação e reinterpretação pratos típicos, trazendo tortas e sobremesas adaptadas com ingredientes locais, como Torta Alemã de Bacuri.
O estudo revelou, ainda, que o Círio é frequentemente comparado a grandes festas do calendário nacional, como o Natal, devido ao seu impacto emocional, social e cultural e por ser uma ocasião marcada pela reunião familiar e memórias afetivas. Além disso, o fim da festa dá início, oficialmente, ao período natalino no Pará.
“Assim como a ceia de Natal, refeições como o tradicional almoço do Círio são capazes de unir as pessoas e manter tradições vivas, especialmente quando representam um legado identitário e cultural e são carregadas de significado emocional, como é o caso da culinária amazônica. Como uma marca que está presente há mais de 30 anos no Norte, queremos continuar a celebrar os sabores da rica gastronomia local, ao mesmo tempo em que demonstramos, na prática, a perfeita combinação entre margarinas Deline e os ingredientes tradicionais do Pará”, explica Aline Alexandrino, gerente executiva de marketing de Spreads da MBRF.
Para celebrar a gastronomia do Norte e Nordeste, Deline lançou um e-book de receitas inéditas, feitas com margarinas da marca e inspiradas nos pratos e ingredientes típicos dessas regiões. O livro digital inclui diversas sugestões para celebrar o Círio de Nazaré, como Arroz Paraense, Peru no Tucupi com Jambu, Maniçoba, Vatapá Paraense, Bolinho Crocante de Milho com Queijo Marajó, Caldeirada de Pirarucu com Camarão, Quiche de Jambu e Palmito, Pé de Moleque com Cupuaçu, Bolinho de Mandioca com Costelinha e Pesto de Jambu, Torta de Cupuaçu e Chocolate, Torta Holandesa de Bacuri, entre outras. Para acessá-lo, basta fazer o download no site da marca após realização do cadastro.