• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • No Dia dos Povos Indígenas, Ailton Krenak ganha homenagem em mural de edifício em São Paulo

No Dia dos Povos Indígenas, Ailton Krenak ganha homenagem em mural de edifício em São Paulo

O pensador e líder indígena foi homenageado com um mural no Vale do Anhangabaú

Por Agência Brasil
Às

No Dia dos Povos Indígenas, Ailton Krenak ganha homenagem em mural de edifício em São Paulo

Foto: Ignacio Aronovich/Reprodução Agência Brasil

O pensador e líder indígena Ailton Krenak foi homenageado com um mural no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.

O mural, criado por Daiara Tukano, também foi idealizado para celebrar o Dia dos Povos Indígenas, neste domingo (19). 

A arte foi finalizada na última sexta-feira (17) e ocupa a empena (parede lateral externa em janelas ou portas) do Edifício Guanabara, localizado na Avenida São João. A produção é de autoria de Eduardo Sarreta e André Firmiano e pintura das artistas Raphaela Loss e Dinorah Cristina.

A intervenção foi projetada pela Virada Sustentável, uma iniciativa que promove a sustentabilidade na capital paulista desde 2011.

Para o cofundador da Virada, André Palhano, a escolha de homenagear Krenak foi pela importância do pensador como um dos maiores símbolos indígenas do país. 

“Krenak é um dos maiores intelectuais vivos do país, com uma obra que questiona o conceito ocidental de humanidade separada da natureza. [...] Ele representa o movimento indígena e convida o cidadão a pensar a relação entre a vida urbana e a natureza, incluindo a existência de indígenas urbanos em São Paulo, que também é terra indígena”, explica André Palhano.

O projeto teve o apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do governo de São Paulo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário