No RS, "Dunas de Lama" preocupam moradores do Eldorado após a diminuição no nível da água
A prefeitura da cidade diz que está providenciando a retirada da areia, mas não diz quando o trabalho vai ser finalizado
Foto: Reprodução/RBSTV
Após o nível da água começar a baixar na cidade de Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, "dunas de lama" preocupam os moradores. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, Eldorado do Sul é a cidade com a maior porcentagem da população atingida pelas cheias, que deixaram 169 mortos desde o final de abril.
Mais de 80% dos moradores sofreram com algum impacto da enchente. Os sedimentos carregados pela correnteza do Rio Jacuí invadiram a cidade, dificultando a limpeza das ruas e casas. A altura chegou a ultrapassar um metro de altura, em alguns pontos. A prefeitura da cidade diz que está providenciando a retirada da areia, mas não diz quando o trabalho vai ser finalizado.
O professor Maurício Andrades Paixão, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS, diz que a areia é resultado da erosão do solo pela água.Os deslizamentos atingiram rios, e o sedimento é transportado pela correnteza.
"Quando a gente tem grandes eventos de precipitação [chuva], a gente acaba tirando as partículas do solo, que são levadas pelos rios. Então é comum ter esse alto sedimento, ele se deposita", explica.