• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Nobel de Física 2020 premia Andrea Ghez, Reinhard Genzel e Roger Penrose pelas descobertas sobre buracos negros
Mundo

Nobel de Física 2020 premia Andrea Ghez, Reinhard Genzel e Roger Penrose pelas descobertas sobre buracos negros

Prêmio será dividido entre os vencedores

Por Da Redação
Ás

Nobel de Física 2020 premia Andrea Ghez, Reinhard Genzel e Roger Penrose pelas descobertas sobre buracos negros

Foto: Divulgação

A Academia Sueca anunciou nesta terça-feira (6) os ganhadores do Prêmio Nobel 2020 de Física: Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez, pelas descobertas sobre buracos negros, um lugar no espaço onde a gravidade é tão forte que nem a luz escapa.

O prêmio no valor de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões) será dividido entre os vencedores.

Sobre os premiados

- Roger Penrose, britânico de 89 anos, mostrou que a teoria geral da relatividade leva à formação de buracos negros; ele ficará com metade do prêmio. Ele é professor da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

- Reinhard Genzel, alemão de 68 anos, e Andrea Ghez, americana de 55 anos, ficarão com a outra metade, pela descoberta de um objeto compacto supermassivo no centro de nossa galáxia. Um buraco negro supermassivo é, hoje, a única explicação conhecida para isso.

- Genzel é afiliado ao Instituto Max Planck para Física Extraterrestre em Garching, na Alemanha, e à Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos.

- Ghez é a primeira mulher premiada neste ano e a quarta a ganhar um Nobel em Física na história do prêmio (desde 1901). Ela leciona na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), também nos EUA.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário