Nobel de Física 2023 é entregue a trio que fez estudos da dinâmica dos elétrons
Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier foram os escolhidos pelo comitê
Foto: Divulgação
O trio formado por Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L'Huillier recebeu o Nobel de Física de 2023 por todo o trabalho revolucionário feito nos estudos da dinâmica dos elétrons, conforme anúncio feito nesta terça-feira (3).
De acordo com o comitê do Nobel da Academia Real das Ciências da Suécia, em Estocolmo, a escolha foi feita com base nos estudos experimentais desenvolvidos por eles, capazes de gerar pulsos de luz em attosegundos, que equivale a um quintilhão de segundo. Para efeito de comparação, um attosegundo é, para um segundo, o equivalente a um segundo para 31,71 bilhões de anos.
O comitê aponta que os avanços permitem aplicações potenciais em muitas áreas diferentes. Na eletrônica, é importante compreender e controlar como os elétrons se comportam em um material. Além disso, também pode ser usado em diagnósticos médicos, indústria e química.
Na segunda-feira (2), o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina foi oferecido à húngara Katalin Karikó e ao americano Drew Weissman como reconhecimento pelas descobertas que permitiram criar as primeiras vacinas de RNA da história, que ajudaram a conter a pandemia da Covid-19.
Nos próximos dias, o comitê vai anunciar os prêmios de química, literatura, paz e economia.