Nome que receberá apoio de Maia para sucessão na presidência da Câmara deve ser anunciado nesta quarta (23)
Por enquanto, segundo a assessoria de imprensa dele, não está previsto pronunciamento
Foto: Reprodução
Deve ser anunciado nesta quarta (23) o nome que receberá apoio de Rodrigo Maia para a sucessão dele na presidência da Câmara dos Deputados. Por enquanto, segundo a assessoria de imprensa dele, não está previsto pronunciamento. Enquanto isso, o candidato do governo, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) pediu mais apoio. "Todo partido que quiser compromisso com a autonomia do funcionamento da Casa, estou aberto ao diálogo. Se quiserem seguir o caminho de promessas difíceis de cumprir, essa não é minha forma de fazer política", escreveu nas redes sociais.
Rodrigo Maia tem seguido pelo caminho de defender que é necessária a eleição de um nome que não esteja alinhado ao governo, para manter a independência da Casa. "Para manter a chama da democracia acesa, a Câmara deve ser livre, independente e autônoma, garantindo a nossa sintonia maior, com a sociedade e com o povo brasileiro", registrou Maia.
Rodrigo Maia conseguiu, até agora, o apoio formal de 11 partidos, que reúnem 281 dos 513 deputados. Já Arthur Lira conta com 10 partidos, que têm 204 deputados. Para vencer a eleição na Câmara, são necessários pelo menos 257 votos, com possibilidade de eleição em dois turnos, caso ninguém alcance esse número na primeira votação, que é secreta.