Nordeste é região brasileira com mais dívidas regularizadas em novembro, diz Serasa
Ao todo, recuperação foi de 67,7%
Foto: Agência Brasil
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian mostra que os consumidores do nordeste foram os que mais quitaram dívidas inadimplentes em novembro de 2022, marcando recuperação de 67,7%. A região foi seguida pelo Sudeste (63,2%), Centro-Oeste (62,8%), Sul (62,2%) e Norte (57,0%).
Na análise geral, considerando todas as regiões do país, o percentual de recuperação de crédito foi de 63,6%. Observando os setores de negativação é possível identificar que o de Bancos e Cartões foi o mais contemplado, já que 72,5% das dívidas inadimplentes deste segmento foram regularizadas. Em segundo lugar está a área de Utilities, que engloba contas de luz, água e gás, registrando 71,4%.
“Quitar dívidas negativadas ainda é um desafio para a maior parte dos consumidores que, a fim de não perder o acesso às linhas de crédito ou aos serviços básicos do dia a dia, acabam priorizando o pagamento desses dois setores”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
O levantamento mostra ainda que os débitos negativados de até R$ 500, bem como aqueles com valor acima de R$ 10 mil, foram os mais ressarcidos em novembro, ambos com recuperação de 67,5%.