Brasil

Nordeste registra mais de 50 mil novas empresas em maio, segundo Serasa

Bahia lidera a criação de novos empreendimentos

Por Da Redação
Ás

Nordeste registra mais de 50 mil novas empresas em maio, segundo Serasa

Foto: Agência Brasil

Durante o mês de maio, o Nordeste registrou 57.882 novas empresas, de acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Dentre as várias Unidades Federativas (UFs) da região, a Bahia lidera com a criação de 16.120 novos empreendimentos. A análise em âmbito nacional revela a abertura de um total de 358.279 novas companhias, sinalizando uma queda de 1,8% em comparação ao mesmo período de 2022.

Destas novas iniciativas, a metade (50,8%) está concentrada na região Sudeste. Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a medida que os brasileiros encontram oportunidades de emprego, o interesse no empreendedorismo tende a se reduzir. "O indicador reflete a tendência de queda na taxa de desemprego, que, de acordo com os números do IBGE, atingiu 8% no segundo semestre de 2023. Quanto à distribuição regional, é natural que o Sudeste lidere, já que essa região abriga a maior parcela da população e engloba centros financeiros e de negócios".

Ao examinar a natureza jurídica das novas empresas, constata-se que os "Microempreendedores Individuais" (MEIs) representaram a fatia mais expressiva, com 75,8%. Em seguida, aparecem as "Sociedades Limitadas" (19,4%), as "Empresas Individuais" (2,7%) e outras categorias (2,2%).

No recorte por segmento, o setor de "Serviços" destacou-se como a escolha predominante para a criação de empresas, ultrapassando os setores "Comércio", "Indústria" e demais categorias. 

Os resultados também revelam que, em maio, São Paulo liderou entre as Unidades Federativas do país, alcançando a criação de 106.384 novos CNPJs. Logo em seguida, figuram Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. O gráfico subsequente apresenta informações detalhadas por Unidade Federativa (UF).

O levantamento do Nascimento de Empresas considera a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez na base de dados da Serasa Experian.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário